Queridas crianças e familiares,
Em tempos de recolhimento, para a nossa proteção e das pessoas que amamos, é importante desenvolvermos atividades que favoreçam nossa saúde física, emocional e cognitiva. Compartilho alguns materiais que podem auxiliar o estabelecimento de uma rotina lúdica e saudável ao desenvolvimento de nossas crianças.
Aos familiares:
-
Estabeleça um quadro de horários com as atividades que as crianças realizarão ao longo do dia: isso ensina organização, responsabilidade, traz segurança e estabilidade emocional para elas;
Para cada dia selecione, junto com as crianças, ao menos uma atividade de cada categoria proposta no quadro: momento para você ler para seu filho ou sua filha (assim você ensina um pouco do comportamento leitor, estimula a imaginação, a memória, a criatividade, o prazer da leitura), uma música para dançarem e cantarem juntos (momento alegre que fomenta os vínculos afetivos), a hora do joguinho em que as crianças poderão desenvolver estudos das letras do alfabeto, da escrita de palavras, de contagem e até de estimulação da memória de forma prazerosa (esse momento ajudará muito no processo de alfabetização escolar quando retomarmos nossas aulas), defina algumas atividades domésticas para as crianças realizarem, como: guardar as próprias roupas na gaveta, recolher e organizar os brinquedos, ajudar a pegar alguns alimentos na geladeira para o preparo das refeições, ajudar a molhar as plantas, dar comida aos animais de estimação (assim as crianças vão aprendendo responsabilidades, organização e criam autonomias importantes), pense em brincadeiras que possam ser realizadas ao ar livre, no quintal (corda, bolinha de sabão, casinha, carrinho, bambolê, peteca, bola, ...), e finalize o dia com uma gostosa contação de histórias.
Às crianças:
-
Desejo que vocês tenham dias felizes junto as pessoas que tanto amam! Que possam aproveitar bastante as atividades que separei com muito carinho para vocês e que possamos retomar nossos estudos na escola em breve. Vai ficar tudo bem! E para quem já está com saudades, como eu, peça a ajuda de algum familiar e me escreva uma mensagem ou me envie um desenho! Vou ficar muito feliz e poderei responder, assim diminuímos a distância e a saudade.
Sigamos cautelosos e otimistas! Vai ficar tudo bem!
Com carinho,
Prô Raquel